Hipnose
Atualizado: 11 de mar. de 2022

Resolvi falar um pouco e de coração aberto sobre hipnose uma vez que foi este o conhecimento que mais me tocou, que mudou a forma como executo todas as minhas terapias. Desengane-se quem pense que de forma certeira atirei ao alvo e pensei ''é isto'', tal como acontece com todos os que conheço, foi com fé, expectativa e passo inseguro que fui adentrando nas várias hipóteses que se iam e vão cruzando no meu caminho. Umas dão frutos, outras nem por isso. No entanto, nunca me arrependi de ter feito todas as formações que fiz até ao dia de hoje. Todas me acrescentaram de alguma forma.
Também não terminei a formação a ser o que hoje sou, Uma vez mais, cheia de incertezas e inseguranças, lá fui percorrendo o meu caminho, testando técnicas com todos os que me estavam próximos e que em mim confiavam para se submeterem às minhas experiências. A todos eles sou grata, contribuíram tanto para o meu crescimento como os meus formadores ou o estudo que ainda desenvolvo sobre o ser humano, modo de funcionamento da nossa mente, técnicas, entre outros conhecimentos que vão surgindo na minha evolução ou de acordo com as questões que vou enfrentando. O estudo é uma constante.
Com grande pena minha, a hipnose ainda não tem no nosso país o peso que deveria ter devido às más conotações e pré-conceitos a que ainda se encontra associada. Quem é que não se recorda da célebre frase ''duro como uma barra de ferro'' ou quem é que não tem medo de ser ''transformado'' numa galinha. A hipnose é muito mais do que um espetáculo de entretenimento, muito embora também o possa ser, confesso que me divirto bastante a fazer este estilo de hipnose aos meus filhos e amigos, muito embora como terapeuta não o possa dizer, fica-me mal, dizem os letrados. Aqui começam os condicionamentos que tenho alguma dificuldade em aceitar, pense comigo, um médico até fazer a sua especialidade não é primeiro clinico geral, não tem que estudar e saber as várias vertentes até decidir, ou não, aprofundar uma área com que se identifica, não somos todos um todo, não somos todos filhos, pais, amigos, profissionais que brincam e que são sérios de acordo com a situação em que se encontram, no fundo, a mensagem que se deveria retirar deste estilo de hipnose seria que a hipnose é poderosa, que funciona mesmo em locais com várias distrações, que pode ser usada para nos entreter sempre com respeito pelo outro e que também pode ser usada para nos ajudar a melhorar. O que não sabe é que se não quiser fazer ou dizer algo, com toda a certeza não o fará, várias vezes os meus pacientes relatam algo que vivenciaram e que não me relataram aquando da sessão ou, são sugestionados para descer uma escada e eles sobem porque para eles, não faz sentido descer a escada.
E o que é afinal a hipnose? A hipnose é algo praticado por todos nós sem que disso nos demos conta. Veja por si. Já conduziu em piloto automático? Já esteve a ver um filme em que estava tão absorvido que de repente deu um salto como se estivesse lá? Já fez sexo e estava tão embrenhado naquele momento que não ouviu os pais ou os filhos a entrar no quarto? Pois bem, esses estados são chamados na hipnose de estados de transe e é partir do transe que se desenvolve a sessão de hipnose. Como pode ver numa circunstância ou noutra, todos já estivemos em transe, o bicho papão da hipnose. Um dos maiores receios daqueles com que me cruzo, sejam eles alunos ou pacientes é ''... e se eu não voltar?'', ao que repondo, ''Se não voltar de onde, está a pensar sair daqui? Bem, se não voltar, caso já o saiba diga-me o local onde vai ficar, se não souber pense num local de que tenha referências, onde já tenha amigos ou conhecidos para eu informar a sua família.'' perante estas observações com notas de humor, não há quem não esboce um sorriso e se deixe levar pela experiência com a noção das suas falsas crenças. Como por certo já percebeu, transe não é dormir, não é ficar inconsciente, nem toldado a ponto de não ouvir a voz do terapeuta. Transe é simplesmente um estado de relaxamento profundo em que acedemos ao nosso subconsciente sem filtros, este é o cerne da hipnose, promover uma viagem reveladora guiada pelo terapeuta, à nossa mente. Tudo o que vivenciámos está lá guardado, já viu o filme ''Divertidamente'' se não viu veja, é uma boa e leve representação sobre o funcionamento da nossa mente. A partir daí, cabe ao terapeuta trabalhar essas memórias de forma a que não continuem a ter uma influencia negativa na vida do paciente, para que ele não seja mais manipulado por elas.
Muito mais havia para dizer sobre a hipnose, vou-me ficar por aqui, tenho uma leve tendência para me alongar nos assuntos de que gosto e para juntar à festa adoro escrever. Mesmo que, quem está desse lado considere que não tenho lá muito jeito, a verdade é que, adoro escrever, ler e aprender ;)
Espero ter contribuído para que tenha ficado com uma ideia mais positiva em relação à hipnose.
Grata pelo tempo que me dispensou.
Até breve e tudo de bom
ICH - IG
#ich #institutodecienciasholisticas #fromação #ead #online #presencial #hipnose #terapeuta